A importância das ferramentas de Gerenciamento de Riscos para o setor de transporte de carga

A importância das ferramentas de Gerenciamento de Riscos para o setor de transporte de carga

Líder no mercado de seguros, o Grupo Apisul investe em soluções de GR como forma de minimizar prejuízos, ameaças e danos que possam afetar as operações logísticas dos seus clientes

Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Apisul é referência na gestão completa de todas as etapas das operações de transporte. Com foco no segmento, a Apisul disponibiliza diversos serviços que atuam na proteção e segurança da carga e de todos os riscos envolvidos nas operações de seus clientes. Seguros, gerenciamento de riscos, inteligência logística, regulação de sinistros e meios de pagamento compõem o seu portfólio de serviços. Com matriz localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e dez filiais comerciais distribuídas em todo território nacional, a empresa é composta por mais de 1 mil colaboradores especializados em seguro de transporte, oferecendo agilidade, segurança e tranquilidade aos transportadores e embarcadores que necessitam de auxilio no gerenciamento de suas apólices.

Diante do aumento acentuado do roubo de cargas no Brasil, para o Grupo Apisul, o gerenciamento de riscos no transporte de cargas se tornou estratégia-chave para a sobrevivência das empresas do setor. Pensando nisso, a empresa que atingiu a marca de 46 bilhões em mercadorias seguradas por mês, fez em 2018 investimentos expressivos no desenvolvimento de ferramentas em prol da maximização da segurança dos seus clientes. São soluções capazes de interagir, configurar regras de gerenciamento de riscos, condições de apólices, mercadorias e valor, que diminuem consideravelmente custos com eventuais danos à carga, multas ambientais, acidentes e processos judiciais.

De acordo com o vice-presidente do grupo, Sérgio Casagrande, os transportadores vêm se cercando de alternativas para evitar o roubo de cargas, intensificando ações preventivas, e neste contexto, um ingrediente fundamental para um plano de gerenciamento de riscos de sucesso é a escolha do motorista mais capacitado para o transporte da sua mercadoria. “Um processo seletivo bem realizado significa diminuir em quase 100% as dores de cabeça do futuro, como gastos oriundos de mau comportamento ou não cumprimento de orientações, aumentando os riscos de sinistros durante o transporte da carga, bem como processos por acidentes de trabalho. Para contribuir com a segurança neste sentido, a Apisul oferece o sistema de Multicadastro que possui mais de 1,5 milhão de perfis de motoristas cadastrados”, explica Casagrande.

A solução foi desenvolvida pela equipe de Produtos Digitais do grupo e trabalha com conceito de score para parametrização das referências de acordo com o risco envolvido na operação, atribuindo pontuações nos fatores de maior relevância durante a pesquisa de cadastro de profissionais autônomos, incluindo motoristas estrangeiros, pesquisa de frota, agregados RH e pessoa jurídica.

No último semestre deste ano, integrado ao serviço de Multicadastro, a Apisul lançou uma ferramenta que utiliza de tecnologia avançada de reconhecimento facial para combate a clonagem e falsificação de documentos utilizados por motoristas durante o transporte. Outra solução recente do grupo, que tem como compromisso melhorar o desempenho das empresas do setor, é o aplicativo ApisulMOB, que aliado aos sistemas ApisulLog 2.0 e Integra 2.0, oferece o acompanhamento de informações cruciais da frota, motorista ou veículo, tudo isso em tempo real pelo celular.

Associado aos softwares avançados oferecidos pela Apisul, a Central de Monitoramento da Multisat, realiza um trabalho determinante para combate e prevenção ao roubo de mercadorias.  No mercado desde 1996, a Multisat é responsável pelo rastreamento preventivo nas operações urbanas e rodoviárias, operando de forma ininterrupta em bases na Central de Monitoramento na Apisul ou dentro da estrutura do cliente. A empresa já atingiu uma marca de mais de 365 mil viagens monitoradas por mês em todo o país. Tarefa que conta com estrutura tecnológica de ponta, rastreamento baseado na localização GPS e comunicação via Satélite e/ou GPRS, por meio de um sistema que reúne o maior número de tecnologias de rastreamento em apenas uma interface para os usuários, auxiliando na percepção do risco e garantindo o cumprimento de todas as exigências do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).  De acordo com Alison Gardão, gerente de monitoramento da empresa, além de realizar o acompanhamento da carga durante todo o trajeto, a equipe Multisat atua de forma preventiva, identificando no cliente os problemas que ele tem nas suas rotas, nas mercadorias que ele transporta, horários, dentre outros pontos, que auxiliam na tomada de decisão. “Vários quesitos são pontuados nessa avaliação para que possamos oferecer um atendimento personalizado de acordo com a necessidade de cada operação, sempre com foco na redução de vulnerabilidade e aumento da segurança da carga e do motorista”, finaliza o gestor.